Biocombustíveis
O que é?
Sustentabilidade Econômica - Energética - Biocombustíveis
As fontes renováveis de combustíveis produzem energia limpa e contribuem para a sustentabilidade do planeta.
O Brasil é o segundo maior produtor de biocombustível líquido no mundo e um dos maiores produtores de biodísel do planeta.
Na produção do etanol, por exemplo, a matéria-prima mais utilizada é a cana-de-açucar.
Já, na produção do biodísel, a matéria prima pode ser a soja, o girassol e a canola. Outra fonte utilizada na produção do biodíesel é a reutilização do óleo de cozinha.
Biocombustível e biomassa - diferenças
Principal vantagem
Benefícios econômicos
Desafios
Custos de produção
Transição energética
Principais biocombustiveis
Etanol
Biodíesel
Por outro lado, o biodiesel é frequentemente derivado de óleos vegetais, gorduras animais ou óleos de cozinha usados. Estes óleos são processados através de uma reação química chamada transesterificação para produzir um combustível que pode ser usado em motores a diesel sem a necessidade de modificações significativas.
Biogás
A próxima fronteira da energia renovável
A produção de biogás faz parte do ciclo global do carbono. Anualmente, a biodegradação natural de matéria orgânica em condições anaeróbicas libera entre 590 milhões e oitocentos milhões de toneladas de metano na atmosfera. Os sistemas de recuperação de biogás exploram esses processos bioquímicos para decompor vários tipos de biomassa, aproveitando o biogás liberado como fonte de energia.
O principal método de produção do biogás é a quebra biológica de material orgânico na ausência de oxigênio, conhecida como digestão anaeróbica. Em plantas industriais, os micro-organismos digerem a matéria-prima em um reator controlado, produzindo biogás com 50% a 70% de metano. A partir daí, o biogás pode ser melhorado por vários métodos (absorção, adsorção, filtração por membrana, separação criogênica), resultando em uma elevação da percentagem de metano e aproximando o biogás ao gás natural fóssil, o que permite seu uso intercambiável.