Terceiro Setor – Cooperativismo
Terceiro Setor
Cooperativismo
O Cooperativismo está relacionado à atividade econômica.
Origens
Louis Blanc fundou o que chamou de “oficinas sociais”, ao agrupar artífices do mesmo ofício. Nessas oficinas, haveria repartição de parte do lucro, para a melhoria dos salários dos integrantes, enquanto outra parte seria investida na própria sociedade, por meio da compra de maquinaria nova e instrumentos de trabalho para novos integrantes; além disso, parte também seria revertida em um sistema de previdência e assistencialismo.
Exemplos de Cooperativismo
- Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale (“Rochdale Society of Equitable Pioneers”) (1844), que reunia 28 tecelões da localidade.
- Associação das Cooperativas Alemãs em 1859.
- Aliança Cooperativa Internacional, 1895 em Londres – órgão máximo do cooperativismo mundial – reunia associações cooperativistas de diversos países
O Cooperativismo no Brasil
- A primeira cooperativa foi a Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, em 1889, voltada para a produção agrícola. Destaque para a Associação Brasileira de Cooperativas e a União Nacional de Cooperativas, substituídas em 1969 pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O Cooperativismo em números no Brasil
- O Brasil possui cerca de 1.100 Cooperativas de Crédito, 38 Centrais Estaduais e 4 Confederações, sendo alicerçado basicamente em 5 sistemas de crédito, sejam eles, SICOOB, SICREDI, UNICRED, e CECRED, CONFESOL.
Cases de
Sucesso
Coamo é uma cooperativa que atua no setor agroindustrial, oferecendo produtos e serviços para seus associados. Conheça a história, as indústrias, as oportunidades e os contatos da Coamo.
A Viacredi, cooperativa de crédito da Central Ailos, oferece produtos e serviços para você e sua empresa com uma gestão participativa e transparente!