Sustentabilidade Ambiental
O que é?
Sustentabilidade Ambiental
A Sustentabilidade não é uma opção, é uma necessidade. Ela é a busca de soluções para a sobrevivência da humanidade.
A sustentabilidade tem o seu próprio tripé conceitual, com os pilares ambiental, econômico e social.
O pilar ambiental tem a ver com a utilização consciente dos recursos do meio ambiente. Nesse sentido, a preservação de biomas como o da Mata Atlântica, presente em 17 estados brasileiros, é um conceito anterior ao consumo sustentável.
A importância dos recursos do meio ambiente
A Sustentabilidade Ambiental pelo mundo
Outro ponto fundamental que diz respeito à sustentabilidade, é o estabelecimento de metas globais de restauração de ecossistemas.
A Década pela Restauração de Ecossistemas (2021–2030), uma ação promovida pela ONU, é um exemplo de implantação de metas para acelerar as metas já existentes relacionadas à restauração de ecossistemas.
História
O conceito de sustentabilidade começou a ser utilizado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo, de 5 a 16 de junho de 1972, a primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.
No Brasil
Assembleia Constituinte de 1988, registrou a preocupação com o Ambiente no texto Constitucional, no artigo 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.